RECENTES

8.9.16

DICA DE AMIGA: PASSOS SIMPLES PARA TER UMA BOA ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA!

Reprodução: Tmblr

Início do mês, você com o cofrinho recheado e cheeeeio de contas para pagar. Quando nota, já não lhe sobraram nem umas poucas moedinhas para comprar aquela blusinha que tanto queria, né? Sei como é passar por isto, e hoje vim trazer algumas dicas para que esse tipo de situação ocorra cada vez menos com você!

Bem, eu tenho 19 anos e trabalho há mais ou menos um ano e meio, e antes disso nunca havia possuído uma graaande quantia de dinheiro de uma vez só, só conhecia as "migalhinhas" da minha mesada mensal. Mesmo quando eu ganhava apenas a mesada, sempre costumei fazer render bastante, afinal a gente aprende a se organizar desde cedo, e eu sempre fui meio neurótica com essas coisas.

Quando recebi meu primeiro salário, fiquei meio sem saber o que fazer, e de inicio confesso que vacilei mesmo e gastei mais do que precisava. Afinal ainda moro com minha mãe, e me manter não é lá essas coisas todas, apenas ajudo em uma continha ali,outra aqui, nada que vá zerar minha conta no banco de uma vez só. 

Eu sempre fiz um listinha de afazeres para me organizar com tudo, e como notei que estava meio perdida em meio a tanta grana,comecei a me organizar assim,para ver se o dinheiro rendia mais! E não é que deu certo?
Reprodução: Marketing Land

A primeira dica que vou dar a vocês é fazer esta lista, não toma muito do seu tempo e vai te ajudar( e muito) a ver com o que você realmente precisa gastar. Eu costumo dividir minha lista em três partes: minhas contas fixas(aquelas que tenho que pagar todo santo mês e que não posso deixar atrasar), as necessidades básicas(como eu sou mulher pode ser que essa parte seja maior do que a dos meninos, aqui coloco coisas como cremes de cabelo, absorvente, etc.), E as coisas das minhas wishlists.

Pois bem, depois de pagar minhas contas fixas, e comprar os itens que realmente preciso para viver, vejo a quantia que me resta e separo algum item da minha wishlist para investir na minha sanidade mental(hahaha). Claro que nem sempre dá para comprar tudo, então aí você vai ter que rever suas prioridades, mas vez ou outra vai dar sim para satisfazer aquela vontade de comprar umas "brusinha".   
Feita a parte da lista, antes mesmo de ir quitar as contas,costumo fazer uma simulação de quanto irei gastar realmente. Assim saio com algo bem definido em mente, e não perco tempo(nem dinheiro) desnecessariamente, evitando também gastos extras. Por exemplo, quando você vai no supermercado e vê que sobrou um dinheirinho na carteira depois das compras, se não tiver em mente que aquele dinheiro já tem finalidade pode acabar querendo comprar algo que na verdade nem era necessário!
Reprodução: Retrateira

Outra dica que adotei logo que comecei a trabalhar foi: guardar meu dinheiro. Uma das primeiras medidas que tomei foi abrir uma conta poupança, mesmo que a cada mês você só consiga guardar um pouquinho de dinheiro, é sempre bom ter essa quantia guardada em algum lugar(de preferência a salvo das suas mãozinhas gastadoras), assim, quando surgirem alguns imprevistos(acredite, eles surgem até demais) você estará bem preparado.

E a última dica que adotei para minha vida foi: me controlar muito e rever bastante minhas prioridades. Eu sei que as vezes a gente tem vontade de comprar três milhões de coisas, da vários roles com as migas, ir no cabeleireiro toda semana, mas gente, na vida real nem sempre dá. Se você tem um projeto para investir seu dinheiro, você vai ter que se controlar para que seu orçamento se encaixe perfeitamente e que nada te falte. 

Então ao invés de sair aí dando a louca e  gastando tudo impiedosamente, vamos nos programar: aí invés de comprar tooodas as roupas da loja e estourar seu cartão,escolhe só aquela blusa que você mais estava precisando oi então aquela que você queria há décadas, suas amigas não vai te matar se ao invés de ir praquela balada você resolver marcar uma noite do pijama com direito a filme é pipoca a noite toda(que parece bem mais barato e divertido,convenhamos), e seu cabelo não vai cair se você resolver investir um pouco mais em hidratações caseiras de vez em quando, seu bolsito agradece viu?

Enfim, espero que tenham gostado do blog e do post, e que minhas dicas ajudem a vocês como me ajudaram( e ainda ajudam). Não esqueçam de comentar aqui embaixo e contar suas experiências e dicas de vida também. Se gostaram não esqueçam de seguir o blog em todas as redes sociais para não perder os novos posts e compartilhar com seus amigos para que eles aproveitem essas dicas também!

Um grande beijo, e até mais! 

6 comentários:

  1. Excelentes dicas Allana, acredito que é bem por ai mesmo, apesar de não ser nada fácil economizar né ? O que funcionou muito bem pra mim desde quando eu sai de casa pra fazer faculdade foi fazer uma lista de prioridades, todo mês eu fazia uma e colava na porta do quarto. Hoje eu faço algo parecido, mas no meu celular.
    Beijo!

    www.deixeiflorir.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fiz isso no meu celular também, mas eu me perdia, acho que sou do tipo de pessoa que consegue se conectar melhor com as informações depois que as vê materializadas pelas suas próprias mãos, sabe? Enfim, que bom que gostou das dicas, você é sempre bem vinda aqui ;)
      Beijo!

      Excluir
  2. eu pago muitas contas, mas ganho bastante, só que eu não sei pra onde vai meu dinheiro, saka? compra muita coisa que não preciso, e gato sem necessidade, dai as vezes fico com muito dinheiro e as vez com nadinha, tenho que aprender a me controlar, adorei as dicas, vou usar mesmo, por que estou precisando por as coisas nos eixos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é, amiga! É difícil se controlar para não comprar tudo o que queremos, mas quando temos um objetivo, se torna mais fácil. Recomendo que você priorize muito o que realmente quer, até porque da para investir em algo que, mesmo sendo mais caro, vai ter mais utilidade e durabilidade :)

      Excluir
  3. Suas dicas são valiosas! Precisa mesmo ler isso
    Não sou uma boa para isso...
    Amei o blog, muito fofo.
    Um beijo
    Esteticando-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do blog, Emanuelly :). Espero que o post tenha te ajudado, beijo!

      Excluir