RECENTES

20.1.16

O QUE É CRONOGRAMA CAPILAR?

Muita gente costuma me perguntar o que faço para ter um cabelo bem cuidado, a resposta sempre é: sigo um Cronograma Capilar! Mas o que seria isto? Para responder a esta pergunta resolvi fazer um post para vocês!
Desde já explico que este é um assunto a ser bastante aprofundado, e vou explorá-lo superficialmente, por hora. Tudo o que aprendi a respeito foi retirado da nossa amada internet, então se você notar que alguma informação esta equivocada, sinta-se à vontade para me chamar a atenção, ok?


O que é este tal Cronograma?
Esta é uma espécie de planilha em que planejamos que tipo de cuidados específicos vamos dar ao nosso cabelo, de acordo com suas necessidades. Todo cabelo precisa ser hidratado, nutrido e reconstruído, o que vai variar é a intensidade dos tratamentos, e é aí que o cronograma entra em campo. Simplificando, você vai ver de que seu cabelo tem mais fome, e vai alimentá-lo de acordo.


Cronograma oficial!


Este é o cronograma oficial, utilizado como base para quem quer começar a seguir. As etapas deverão ser seguidas em ordem, com produtos específicos, deixando um espaçamento de tempo de 48h entre cada tratamento!

Como saber do que o seu cabelo precisa?
Para entender bem isto temos que entender primeiramente a composição do nosso cabelo. 90% dos nossos fios são compostos de queratina e aminoácidos, ou seja, nosso cabelo é feito basicamente disto.
Mas também existem os outros 10 %, em que 8% são compostos de água, glicogênio, lipídeos e ácido glutâmico; e os outros 2% são formados por minerais. Mesmo parecendo pouco, estes outros 10 % são essenciais para a saúde de nosso cabelo, e é justamente esta a maior parte do nosso fio em que devemos investir em cuidados específicos.
Só pela composição, nota-se que o cabelo precisa mais de hidratação, nutrição e reconstrução. Esta necessidade varia de acordo com seu tipo de cabelo e com o espaçamento entre as datas de determinado cuidado, pois mesmo que em determinado espaço de tempo seu cabelo necessite de nutrição, no próximo mês ele poderá estar precisando mais de hidratação!



Mas por quê tratar meu cabelo de várias formas diferentes se aparenta estar saudável?
Existe o mito de que só precisamos tratar nosso cabelo profundamente se o expormos a químicas. Na realidade, nossos fios necessitam de cuidados constantes devido à exposição constanter a agentes externos, como o sol, banhos de mar, piscina, uso de chapinhas, babyliss e secador, dentre outros.
Devido a isto, é necessária uma reposição constante de nutrientes, que varia em maior ou menor grau.




Mas de qual cuidado meu cabelo esta precisando mais agora?
Bem, esta parte vai depender de como seu cabelo aparenta ao toque e à visão:Se estiver ressecado, sem brilho vai precisar de hidratação. Se está volumoso, com muito frizz e poroso precisa de nutrição. Se está frágil, elástico, quebradiço e fino, precisa de reconstrução.


Bem pessoal, esta são as informações principais de que alguém que deseja iniciar um cronograma capilar precisa saber, qualquer dúvida a respeito podem deixar nos comentários . Em breve liberarei mais posts explicando a respeito e com algumas dicas de cronogramas para o seu tipo de cabelo. Se gostaram não esqueçam de comentar e compartilha este post, e nos seguir nas redes sociais.

 Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário