RECENTES

11.1.16

RESENHA:LEAVING PARADISE!

Oi pessoal,
No exato momento meu coração esta palpitante , no fim deste post conto a vocês o motivo disto, mas antes, vamos à resenha. O livro da vez é Leaving Paradise, de Simone Elkeles:
Leaving Paradise

Sinopse: Nada tem sido o mesmo desde que Caleb Becker deixou uma festa bêbado, pegou o carro e atropelou Maggie Armstrong. Mesmo depois de meses de fisioterapia, Maggie continua manca. Sua vida social não existe e uma bolsa de estudos internacional—sua chance de fugir de todo mundo e seus olhares de pena—foi cancelada.

Depois de um ano na prisão, Caleb está livre… Mas liberdade significa constante vigilância de um tutor e os olhares curiosos da cidade toda. Voltar pra casa deveria ser bom, mas sua família e sua ex-namorada agora lhe parecem estranhos.

Caleb e Maggie são diferentes, classificados como “criminoso” e “estranha”. Então a verdade sobre o que realmente aconteceu na noite do acidente surge, e, mais uma vez, tudo muda. A jornada de Caleb e Maggie é sombria e tortuosa, ainda que eles acabem encontrando conforto e força em uma fonte surpreendente: um ao outro.


Bem, este livro me deixou fascinada, confusa, triste, esperançosa, tudo ao mesmo tempo. Nele é narrada a história de Maggie Armstrong, que há um ano fora atropelada por seu vizinho, irmão de sua melhor amiga e sua paixão platônica ,Caleb Becker.
 Por aí já da para notar o quão profundamente este acidente atingiu a vida de Maggie na época. Depois de um ano do acorrido tudo parecia estar entrando nos eixos, com uma promessa de bolsa universitária no exterior ela poderia em breve fugir da cidade e das pessoas que a faziam tão mal.

"Eu estive esperando um ano por este momento.Não é todo dia que voce tem a chance de sair da cadeia.Claro, no jogo de Monopoly você so tem que rolar o dado três vezes e esperar por um duplo, ou pagar a multa e ser livre. Mas não há jogos aqui no Departamento Correcional, complexo de menores de Illinois; ou o DOC como nós presos o chamamos. "

 Porém Caleb foi liberado da prisão antes do prazo, e isto parecera a ruína dos planos de Maggie para ela, enquanto para ele era uma chance de recomeço. Mesmo que para recomeçar dependesse do aval de sua família sempre preucupada com as aparências e de uma carga enorme de serviço comunitário, além do olhar constante de seu fiscal de reabilitação.

"-Escuta, é o que sua mãe quer. Ela passou por muita coisa este ano com você na cadeia. Só...faça o que ela quer, e dê um show para suas amigas. Vai ser mais fácil para todos se você seguir o jogo.
-Um show?
-Sim, fixe um sorriso em seu rosto e satisfaça as mulheres de seu clube social. Faço isso o tempo todo.
(...)
Sorriso? Show? Sinto como se eu tivesse sido transportado para algum filme de Hollywood. Mas não é um filme, é a minha vida!"

Em meio a tantos acontecimentos, Maggie e Caleb não tem ideia de como seria a vida convivendo um com outro, parecia uma forma de tortura além do que alguém poderia aguentar, uma forma de injustiça. Mas em algum momento, tudo mudou.

"Não odeio Kendra.
Não odeio Leah.
Não odeio Caleb.
Estou me sentindo mais forte do que estive...bem, eu nem me lembro quando. Tudo o que eu sei é que me sinto bem.
Não, melhor que isso. Eu me sinto forte."

Não posso falar mais para não dar spoiler, mas amei o fato como a autora foi realista, nada de: "a vida é fácil, as pessoas são boas e vamos todos superar esta fase". É uma narrativa que te faz pensar a respeito do que importa e do tipo de pessoas que somos e que queremos ser. Te faz sentir compaixão, empatia, mas não aquela pena crua.

"-Voltar aqui é uma droga. Mas deixar Paradise seria uma forma de se esquivar.
-Para mim-digo- deixar Paradise significa liberdade. Eu me sinto presa apenas de viver nesta cidade onde todo mundo me lembra a perdedora que sou agora.
(...)
-Você não é uma perdedora. Diabos Maggie, você sempre soube o que quis e correu atrás disso.
Eu lhe digo a mais oura verdade:
-Não mais. Quando você me atropelou, uma parte de mim morreu."

E o que sentimos não se restringe apenas a Maggie, entendemos também o Caleb, tudo pelo que ele passa, a dificuldade em se reinserir na sociedade, a vontade quase desesperada que sente pelo perdão. É tudo tão real que muitas vezes os sentimentos das personagens se tornam nossos sentimentos, não sei se isso tem haver com o fato de eu ser uma pessoa sentimental ou da escrita do texto ser muito bem elaborada, mas isto mexeu comigo.

"Finalmente de pé, respiro fundo. Estou ansiosa para dizer algo, mas não posso. A senhora Reynolds é a primeira pessoa em mais de um na que me trata como se nada tivesse acontecido. É refrescante e frustrante ao mesmo tempo."

O que mais importa a história é a busca do casal principal em aprender a seguir em frente, em conseguir perdoar um ao outro e a si mesmos, e a viver suas vidas sem depender do julgamento dos outros. Não é o típico romance mel e açúcar, é uma história para te fazer sentir e refletir.

"Mas quando olho em seus olhos, posso dizer que ele não é oi mesmo Caleb Becker que eu conhecia. O Caleb antigo só se preocupava com ele mesmo. Eu nunca pensei que ele observasse ou se preocupasse com o mundo ao redor. Será que meu coração começou a perdoá-lo?"

Logo que terminei este livro fiquei com muita raiva, muito decepcionada e muito inconformada  com o final, justamente por isto, por não ser mais um livro em que o final é lindo, perfeito e dá tudo certo. Mas a verdade é que depois de refletir notei que essa é a grande sacada, a vida não é perfeita, e não adianta esperar a perfeição no final de uma história que trata de pessoas imperfeitas em um mundo imperfeito. Acredito que o objetivo não é agradar, e sim te mostrar o que a vida é feita de escolhas, as nossas, e tudo depende do quanto você quer confiar nos outros!

Beijos meus insaturados, espero que tenham gostado desta resenha e que leiam o livro. Ah, descobri também, muito recentemente, que este livro tem continuação, se chama Return to Paradise, já baixei e estou prontinha para ler, aliás este é o motivo de minha animação inicial no post. Infelizmente, esta história não está disponível em livro físico no Brasil, mas é muito fácil de achar para baixar online e os direitos já foram comprados por uma editora brasileira.
Se gostou do post não esqueça de deixar seu comentário abaixo, curtir nossa fanpage, nos seguir no instagram e no twitter (@bloginsaturada) e assim não perder nenhuma atualização aqui do blog, nos siga aqui pelo feedburner também!
Até a próxima!




Nenhum comentário:

Postar um comentário