RECENTES

1.2.16

RESENHA: BELEZA PERDIDA!


Título: Beleza Perdida
Autor (a): Amy Harmon
Editora: Verus
Páginas: 336
Ano: 2015
Ambrose Young é lindo, alto e musculoso, com cabelos que chegam aos ombros e olhos penetrantes. O tipo de beleza que poderia figurar na capa de um romance, e Fern Taylor saberia, pois devora esse tipo de livro desde os treze anos. Mas, por ele ser tão bonito, Fern nunca imaginou que poderia ter Ambrose... até tudo na vida dele mudar. Beleza perdida é a história de uma cidadezinha onde cinco jovens vão para a guerra e apenas um retorna. É uma história sobre perdas - perda coletiva, perda individual, perda da beleza, perda de vidas, perda de identidade, mas também ganhos incalculáveis. É um conto sobre o amor inabalável de uma garota por um guerreiro ferido. Este é um livro profundo e emocionante sobre a amizade que supera a tristeza, sobre o heroísmo que desafia as definições comuns, além de uma releitura moderna de A Bela e a Fera, que nos faz descobrir que há tanto beleza quanto ferocidade em todos nós. 

Quando terminei a leitura deste livro passei o resto do dia em um estado meditativo, eu precisasse entendê-lo mais profundamente, e precisava falar sobre ele com alguém. De início, não queria fazer resenha, não por não achar que a história fosse fraca, mas por medo de não fazer jus a tudo o que senti.
Fazia um certo tempo que não lia um livro que me inspirasse a pensar sobre assuntos que vão além. Não que eu tenha lido apenas histórias superficiais, a questão é que esta é muiiito profunda, e isto me deixou sem chão em algumas partes.
Mas não ache que é de todo um livro pesado, há sempre aquela parte que te faz rir, que te faz querer fazer parte de tudo, sabe? A autora conseguiu deixar tudo mais simples, sem palavras difíceis e sem forçar sentimentos e pensamentos onde não haveriam. É de tudo, uma história cativante.
A história gira em torno da cidadezinha de Hannah Lake onde todos viviam suas vidas normalmente, e como em qualquer cidade pequena, todos se conheciam. Até que o atentado de 11 de Setembro aconteceu,  tudo pareceu virar de cabeça para baixo e isto abalou a todos.








 
Em especial a 5 jovens, que em meio a todo patriotismo do momento se alistaram no exército e seguiram para a guerra. O líder entre eles era Ambrose, foi a mente em meio a tudo isto, ele era amado, o campeão de luta livre da cidade, e em meio ao fim iminente do ensino médio sentia que não conseguiria corresponder as expectativas de todos que pairavam sobre ele.

Enquanto os garotos estavam na guerra, a vida em Hannah Lake seguia, inclusive para Fern, uma garota tímida, nem sempre notada por ser considerada feia. E que nutria uma paixão nem tão secreta por Ambrose. E como sempre, ela estava sempre acompanhada de seu primo Bailey, que tinha uma doença chamada distrofia muscular, e apesar de tudo, fazia de tudo para seguir com a vida se grandes lamentações, vivendo um dia após o outro.
Então um dia, chegou na cidade a noticia de que havia acontecido um acidente, e apenas um dos garotos sobreviveu a um atentado. A partir daí começa uma jornada para estes três . Ambrose voltou desconfigurado devido à explosão que o atingiu, e Fern lutava para ajuda-lo a se recuperar emocionalmente.


Enquanto isto, Bailey ajudava a ambos, tentando mostra-los como seguir em frente. Ensinando-os a superar tudo isto, mostrando a Fern e Ambrose que a beleza mais importante é a que vem de dentro. Sendo ele mesmo. Este foi, com certeza,  personagem que mais me cativou em toda a narrativa, mesmo sem grandes expectativas de vida, Bailey foi o que sempre se mostrou mais confiante, enquanto realista. Ele sempre curou a si e aos outros, e por isto me apaixonei por sua história.

 Nesta história aprendi que amor não se resume a aparências, e que muitas vezes aprendemos as mais difíceis lições da forma mais difíceis. Que quando parece que perdemos tudo, todos que parecem importar, sempre aparecerão mais anjos para nos levantar. Mesmo quando parece que sabemos grandes ensinamentos, os maiores, sempre virá alguém para te mostrar que você não tem ideia de um terço do que realmente importa.
Bailey e Fern também se amavam, como irmãos. Juntos, eles se apoiavam, se seguravam, se curavam e curavam aos outros, e quando necessário mostravam um ao outro que a realidade doía, mas que temos que conviver com isto. Sempre juntos, mostraram que amor, amizade se forma de várias formas.


Além de aprender algumas lições, senti muitas coisas lendo este livro. Houve momentos em que ri até não poder mais, e outros em que chorei como se uma parte de mim estivesse se quebrando. E é isto o que espero de um bom livro, sentir tudo, sem medos ou receios, sentir os extremos.
A história fala muito de beleza, mas não se resume apenas a beleza, interna ou externa, trata de amor, amizade, aceitação, perda e valorização. Mostra que enfrentar nossos demônios pode nos quebrar, mas temos de fazê-lo para seguir em frente com nossas vidas.
E por último, mas não menos importante, mostra que quando perdemos alguém, não precisamos esquecê-los para que a dor passe, aprender a lidar com a dor e amar cada momento vivido com os que amamos é a forma mais bela de recordação.

Bem pessoal, é isto, não sei se consegui passar tudo o que queria, como eu disse, este livro me tocou profundamente, e talvez tenha sido uma resenha confusa. Mas recomendo a todos esta leitura, independente de quem seja. Espero que tenham gostado, leiam este livro e veja as outras resenhas que já fiz por aqui.
Não esqueçam de nos acompanhar em nossas redes sociais, os links estão todos abaixo do meu perfil, e acompanhar os posts anteriores. Comentem abaixo se já leram ou pretendem ler e até o próximo post! Beijos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário